Técnicas OSINT para investigações de buscas patrimoniais  

 em Artigos

Em uma busca de ativos a melhor maneira de coletar informações patrimoniais de alvos é a utilização de fontes públicas. E é justamente essa a função das ferramentas de OSINT. Essa sigla significa “Open Source Intelligence” e refere-se à prática de coletar e analisar informações disponíveis em bancos de dados públicas para obter insights e informações úteis em uma investigação. Essas fontes podem incluir sites, redes sociais, registros públicos, notícias, fóruns online e muito mais. Entenda agora como técnicas OSINT podem lhe ajudar em investigações de buscas patrimoniais.  

Existem diversas aplicações que as técnicas OSINT podem ajudar em uma investigação, como: 

  • Identificação de propriedades; auxilia na localização de bens através da análise de registros de patrimônios, informações públicas sobre transações financeiras, e até mesmo através de imagens de satélite para identificação de propriedades físicas. 
  • Análise de registros empresariais; muitas informações sobre empresas, incluindo sua estrutura, proprietários, subsidiárias e registros financeiros, estão disponíveis publicamente. Através da análise desses registros, é possível traçar conexões entre empresas e indivíduos, identificar participações acionárias e avaliar o valor patrimonial de uma organização. 
  • Monitoramento de redes sociais e fóruns online; as redes sociais e fóruns online muitas vezes contêm informações valiosas sobre os bens, interesses, atividades e associações de um indivíduo. Através da análise de postagens, conexões e interações nessas plataformas, é possível obter insights sobre os bens e interesses de um alvo. 
  • Rastreamento de transações financeiras; Através da análise de registros financeiros disponíveis publicamente, como registros de transações imobiliárias, declarações de impostos e relatórios financeiros de empresas, é possível rastrear o fluxo de dinheiro e identificar padrões que possam indicar a posse de determinados ativos. 

A partir de agora que entendemos para quais finalidades é aplicada estas ferramentas, podemos indicar exemplos de alguns recursos. Mas antes disso, é importante salientar que embora as informações disponíveis publicamente sejam acessíveis, sua coleta e uso estão sujeitos a considerações éticas e legais.

É fundamental respeitar a privacidade e os direitos das pessoas durante o processo de coleta e análise de informações. Além de garantir que todas as atividades estejam em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. 

Então, como técnicas OSINT que podem lhe ajudar em investigações de buscas patrimoniais?

Social searcher (https://www.social-searcher.com/ 

Esse mecanismo de busca permite monitorar todas as menções sociais públicas em diversas redes sociais e na web. Baseado nisso, podemos avaliar e rastrear rapidamente o que os alvos estão fazendo, quais bens eles usufruem, quais os lugares comuns eles viajam a fim de identificar novas possíveis propriedades.  

Google Dorks  

É uma técnica que utiliza operadores avançados de busca no Google para encontrar informações específicas. Por exemplo, é possível buscar por documentos PDF que contenham determinadas palavras-chave ou por arquivos específicos em sites específicos. Para mais informações sobre o Google Dorks podem acessar outro artigo em nosso blog: Google Dorking: O que é e como usar para alavancar sua investigação 

Maltego (https://www.maltego.com/) 

Esta ferramenta realiza análise de grafos que permite visualizar e explorar relacionamentos entre diferentes entidades, como pessoas, empresas, endereços de e-mail e domínios na internet. O Maltego pode ser útil para mapear redes sociais e identificar conexões entre indivíduos e organizações. 

OSINT Framework (https://osintframework.com/) 

Esta coleção de ferramentas e recursos de OSINT organizados em uma estrutura categorizada. O OSINT Framework inclui uma variedade de ferramentas de busca, análise de redes sociais, análise de imagens, monitoramento de mídias sociais e muito mais. Lembrando que muitas dessas ferramentas podem necessitar de conhecimento avançados em sistemas operacionais Linux. 

OSINT Brazuca (https://github.com/osintbrazuca/osint-brazuca) 

O Repositório OSINT Brazuca foi concebido com o objetivo de ser uma fonte centralizada de informações, fontes online (websites/portais) e técnicas de OSINT (Inteligência de Fontes Abertas) adaptadas ao contexto brasileiro.

Nela podemos encontrar uma grade variedade de links que direcionam para diversos bancos de informações públicas que podem ser necessárias em uma investigação de ativos. 

Essa são apenas alguns exemplos de ferramentas e repositórios OSINT que podemos utilizar, mas existem outras centenas de aplicações e truques que podemos implementar.

Elas têm se mostrado extremamente úteis e relevantes, oferecendo uma variedade de recursos e métodos para coletar, analisar e interpretar informações disponíveis publicamente.

Ao explorar as fontes de informação mencionadas e aplicar as técnicas adequadas, é possível ampliar uma gama de tópicos, contribuindo para investigações, análises e tomadas de decisão mais assertivas e você verá na prática como técnicas OSINT podem lhe ajudar em investigações de buscas patrimoniais. 

 

Texto por: Willians Alves

Postagens Recentes

Deixe um Comentário