5 Princípios de Design aplicados ao Visual Law

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Em um mercado cada vez mais competitivo, com a atenção sendo um de nossos ativos mais valiosos, ser um bom profissional já não é o suficiente. É necessário saber se comunicar de maneira assertiva e eficiente. Entenda 5 Princípios de Design aplicados ao Visual Law para elevar suas análises legais.

Nesse contexto, uma tendência que tem crescido nos últimos anos é o “Visual Law”, uma abordagem dentro do Legal Design que tem o objetivo de tornar o Direito mais acessível e compreensível por meio de elementos visuais, como imagens, ícones, gráficos, diagramas e fluxogramas. 

Afinal, usar imagens para comunicar ideias é muito mais eficiente do que usar apenas texto, uma vez que o cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que palavras.

Cinco princípios de Design aplicados ao Visual Law:

  1. Equilíbrio: Cada elemento visual, seja uma imagem ou um bloco de texto, tem um peso. É importante que cada elemento seja equilibrado com outro, tornando a composição coesa. Esse equilíbrio pode ser feito de diversas maneiras: simétrica, assimétrica, horizontal ou vertical. O equilíbrio pode ser atingido pelo tamanho dos elementos, posição e até mesmo com a cor, aplicando cores mais vibrantes ou suaves.
    Exemplo: Ao criar um contrato visual, distribua diagramas, ícones ou imagens de forma equilibrada entre as seções de texto para que nenhuma área pareça sobrecarregada ou vazia demais. 
  1. Contraste: Muito relacionado ao princípio do equilíbrio, é necessário definir o que se quer destacar numa composição. Afinal, se tudo é destaque, nada é destaque. Seja numa apresentação ou documento, tenha muito claro o que você quer destacar e no que o leitor deve focar. Quando há muitas informações importantes, pode ser melhor separá-las em diferentes blocos. Assim como o equilíbrio, o contraste pode ser atingido de várias formas: por meio de cor, tamanho, posicionamento e textura.
    Exemplo: Em um relatório, use uma cor vibrante para destacar cláusulas críticas ou termos importantes, enquanto o restante do texto permanece em cores mais neutras. 
  1. Alinhamento: Para organizar os elementos, sempre os deixe alinhados uns aos outros, horizontal ou verticalmente. O alinhamento visual faz com que os objetos fiquem organizados e harmônicos, trazendo uma percepção de qualidade maior. É possível alinhar os itens em disposições alinhadas à esquerda, direita ou ao centro. O mais comum e ideal, especialmente para textos longos, é o alinhamento à esquerda, mas também é possível criar composições interessantes com alinhamentos centralizados ou à direita.
    Exemplo: Em um relatório, centralize todos os textos, especialmente os textos longos, à esquerda. Facilitando a leitura rápida. 
  1. Proximidade: Talvez um dos princípios do design mais aplicados inconscientemente. O princípio da Proximidade nada mais é do que agrupar e aproximar itens relacionados e separar aqueles não relacionados. Isso ajuda o leitor a diferenciar temas e ideias, e compreender relações entre diferentes contextos.
    Exemplo: Em um recurso, agrupe visualmente casos semelhantes em colunas ou linhas próximas, e separe casos distintos com espaços maiores ou linhas divisórias claras. 
  1. Espaço Vazio: Para não designers, pode não ser tão intuitivo deixar espaços em branco numa apresentação ou documento, mas é um dos fatores mais importantes ao se criar um layout. O espaço em branco ou espaço vazio permite à composição “respirar”, dando foco às informações importantes e permitindo ao leitor interpretar uma informação de cada vez, sendo mais fácil de compreender. Experimente deixar mais espaço entre os objetos e veja como sua apresentação pode se tornar “clean” de forma muito simples.
    Exemplo: Numa apresentação, prefira deixar diagramas ou gráficos importantes em slides separados, deixando espaço vazio para dar destaque. 

Além desses cinco princípios, é importante sempre tentar manter uma consistência visual, usando o mesmo conjunto de fontes, tamanhos e cores, e atentando-se à legibilidade dos elementos, considerando o contexto do material: um documento a ser impresso, lido digitalmente ou uma apresentação para um grande público, por exemplo. 

O Visual Law e o Legal Design mostram uma transformação na área do Direito, em que habilidades de comunicação e tecnologia têm se tornado cada vez mais relevantes.

Esses cinco princípios são uma introdução às boas práticas de design que podem elevar a qualidade do seu trabalho.

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Texto por: Leonardo Damigo

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