Investigação patrimonial e os desafios na busca manual de bens

 em Artigos

A busca manual de bens proporciona diversos desafios, e como deve saber, as buscas de bens são parte essencial de investigações patrimoniais, pois desempenham um papel crucial na pesquisa e classificação dos ativos de um indivíduo ou empresas, com objetivos diversos como a recuperação de créditos, avaliação de negócios e reforço de garantias contratuais.

Contudo, os procedimentos “tradicionais” de pesquisa enfrentam uma série de dificuldades que podem comprometer sua eficiência, já que há uma diversidade de fontes para coleta de dados, que se feitas manualmente podem resultar em imprecisões e lentidão. Este artigo abordará os principais desafios associados à busca manual de bens e explorará soluções para superar esses obstáculos.

Tempo, eficiência e custo

Muitas vezes, a busca manual de bens é um processo caracterizado por sua demora, especialmente em grandes casos. Esse fator pode resultar em oportunidades perdidas ou na deterioração dos bens procurados, além de mobilizar muitos recursos humanos e logísticos, resultando em altos custos. 

Exaustão física e mental que levam a erros

O esforço físico e mental envolvido na investigação pode levar à fadiga, pois envolve muitas horas de análise e compreensão de todos os resultados obtidos, o que prejudica a capacidade dos buscadores. Consequentemente, podem ocorrer distrações e erros.

Limitações dos investigadores

Restrições de acesso a certas áreas e ferramentas podem dificultar ou impossibilitar a busca. Ainda, a variação na habilidade e experiência de quem faz essa busca pode afetar os resultados obtidos. 

Como superar as limitações da busca de bens manual

Se comparada a pesquisas realizadas com o uso de tecnologia e ferramentas automatizadas, a busca de bens manual fica defasada em diversos aspectos, tanto na agilidade de suas resoluções, quanto na qualidade das pesquisas. Existe uma vantagem notável na integração entre os sistemas de busca, que podem elevar a capacidade da investigação a novos patamares de eficiência e precisão.

Diante dos desafios inerentes à busca de ativos, fica evidente que a tecnologia desempenha um papel essencial na otimização desse processo. A ineficiência da busca manual, agravada pela complexidade de contextos empresariais, fundos de investimento, identificação de “laranjas”, e muitos outros aspectos como a própria burocracia e ineficiência do sistema judiciário brasileiro, realça a necessidade de soluções inovadoras.

Neste cenário, a LEME destaca-se como uma ferramenta essencial para superar as limitações judiciárias da investigação patrimonial. Com profissionais altamente capacitados e tecnologia própria, a LEME proporciona segurança em todo o processo, integrando machine learning para otimizar o tempo e reduzir custos para os clientes:

 

Identificação Rápida e Abrangente de Ativos:

  • Utilização de módulos para acessar diversas bases públicas.
  • Agilidade na identificação abrangente de ativos relevantes no contencioso bancário.

 

Avaliações Criteriosas e Acompanhamentos Técnicos:

  • Metodologia própria e equipe de especialistas.
  • Realização de avaliações criteriosas e acompanhamentos técnicos.
  • Foco na liquidez e geração de receita, direcionando clientes para ativos com maior potencial de recuperação.

 

Investigação em Casos Complexos:

  • Oferta de serviços especializados em investigação.
  • Combinação de tecnologia, expertise e análise de dados.
  • Abordagem especializada na identificação e recuperação de ativos em casos complexos no contencioso bancário.

 

Agilidade na Localização de Bens:

  • Uso intensivo da tecnologia para promover agilidade na busca por bens.
  • Vantagens competitivas no ambiente dinâmico do contencioso bancário.
  • Abordagem inovadora e eficaz em comparação com a busca manual.

 

Fale com um especialista, e conte com uma equipe comprometida e ferramentas de sucesso, prontas para te auxiliar a alcançar melhores resultados.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Pesquisa de bens no exterior: explorando os desafios e soluções da busca internacional de bens para a execuçãoComo recuperar bens de devedores profissionais