Ativos estressados: como recuperar crédito e otimizar o desempenho com o SONAR 

 em Artigos

O mercado de concessão e recuperação é desafiador, no qual as operações realizadas estão sujeitas a riscos, um bom exemplo são investimentos e empréstimos o qual o devedor está passando por dificuldades financeiras ou até mesmo apresentando um indicie elevado de inadimplência.

Isso não é uma novidade no mercado financeiro brasileiro, sabemos que diversas instituições estão sujeitas a enfrentar situações desafiadoras, o que por vezes impactam no cumprimento das obrigações financeiras.

Não se pode negar que esse cenário é preocupante, ainda mais quando é necessário a liquidação dos empréstimos e financiamentos para que se tenha o giro de receita das instituições que fornecem crédito.

Contudo, o objetivo desse artigo é explicar o que é um ativo estressado, e como ele pode ser rentável para sua instituição, bem como utilizar ferramentas que irão te auxiliar a ter mais êxito com o recebimento desse crédito.

O que são ativos estressados?

Ativos estressados são créditos, investimentos e financiamentos não liquidados, e as dívidas “vendem-se” por um valor menor do que o valor devido.

Essas dívidas surgem de entidades que demonstram dificuldades financeiras, que impactam no cumprimento das obrigações de pagamento, atraso ou até mesmo que não possuem a intenção de liquidar o crédito concedido.

Então pode se definir um ativo estressado como uma classe, o qual é formada por uma carteira de dívidas de entidades que por circunstâncias internas e externas não honraram com o compromisso de pagamento. O novo credor adquire essa carteira como uma forma de ‘investimento’ para obter futuramente um lucro maior na recuperação do crédito concedido.

Por que ativos estressados podem ser uma oportunidade?

Trabalhar com essa classe pode se dizer que é uma grande aposta, já que se tem um alto risco de não conseguir reaver os valores.

Mas, como esses títulos de crédito são comercializados com um valor em conta devido ao risco, eles passam por um processo de análise estruturado para avaliar o potencial de recuperação. Além de contarem com ferramentas para otimizar a operação. Assim, esse investimento pode render bons frutos.

Como o SONAR irá auxiliar na operação para recuperar esse ativo?

Foi explicado que o ativo estressado é um investimento de alto risco, o qual possivelmente em 100% dos casos foi realizado as buscas para localização de informações ou bens que possam ser penhorados e assim saciar a dívida.

Para as buscas é possível a utilização de ferramentas judiciais, como:

  • Sisbajud : Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário
  • Renajud : Registro Nacional de Veículos Automotores
  • Infojud : Sistema de Informações ao Judiciário
  • Sniper : Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos

Além dessas pesquisas, também realizam-se buscas extrajudiciais em cartórios, na internet, nas redes sociais ou até mesmo com ferramentas privadas.

O SONAR é o sistema desenvolvido pela Leme Inteligência Forense, criado para realizar buscas de ativos e passivos. Com ele os resultados para localização de bens são alavancados, uma vez que, ele concentra diversas ferramentas que trazem mais possibilidades de buscas e dando direcionamentos para um resultado mais assertivo.

1 – Mapa de Relacionamentos: rastreando vínculos e patrimônios

A plataforma disponibiliza o Mapa de Relacionamentos, uma ferramenta para identificar vínculos empresariais e familiares. Com ela, é possível identificar indícios de grupos econômicos e até mesmo possíveis laranjas, e utilizar dessa informação para conseguir subsídios para uma extensão de responsabilidade.

Esse recurso oferecido pelo SONAR é substancial. Tendo em vista que quando se fala de ativos estressados, é preciso identificar o caminho do “dinheiro” e para onde ele foi parar. E assim, ter a melhor tomada de decisão, até mesmo para uma solicitação de incidente de desconsideração da personalidade jurídica em casos envolvendo empresas e sócios.

Além dessa ferramenta, o SONAR tem 11 módulos, o qual centralizar toda a operação de buscas de dados e solicitação de documentos em um só sistema. É possível com o SONAR realizar buscas de ativos, passivos e operacionalidades de empresas e pessoas de forma simples e direcionada.

2 – Dossiê de Indícios: uma pesquisa detalhada e ágil

Com mais de 200 bases de buscas, o módulo Dossiê de Indícios, permite realizar uma pesquisa personalizada para um CPF ou CNPJ e obter dados tratados e localização de diversos tipos de informações. Incluindo bens como imóveis, aeronaves, veículos, semoventes entre outros patrimônios. E tratando de buscas para ativos estressados, essa pesquisa que módulo oferece poupa muito tempo e dribla a burocracia de grande parte das pesquisas judiciais. Além de poder antecipar informações primordiais sobre os buscados.

A pesquisa de processos é outro módulo presente no sistema da LEME. Esse recurso permite realizar uma varredura a nível nacional em todos os tribunais para localizar processos. Nos quais a entidade pesquisada atue como polo ativo, passivo ou até mesmo como terceiro.

O resultado traz diversos dados do processo, como tipo de ação, valor da causa e até mesmo a movimentação. Ter acesso ao passivo processual de empresas e pessoas é um dado riquíssimo. Aplicado em pesquisas para ativos estressados, pode localizar informações de depósitos judiciais para penhora.

3 – Scanner e outras ferramentas do SONAR para potencializar resultados

E como a classe de ativos estressados pode envolver estruturas mais complexas, com diversos vínculos entre pessoas jurídicas e físicas. A LEME desenvolveu o Scanner, uma ferramenta para levantar informações de ativos e passivos, e conta com o cruzamento estratégicos de dados similares. O que auxilia a configurar grupos econômicos e até mesmo vínculos de interesse entre pessoas e empresas.

Essas ferramentas citadas, estão disponíveis de forma ilimitada no SONAR!

Agende uma demonstração e recupere mais ativos!

Deseja conhecer com mais detalhes elas e os demais módulos que o sistema oferece? Entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita!


Texto por Emanuel Cortes

Postagens Recentes

Deixe um Comentário